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UPA da Sobral é a primeira no estado a sanar irregularidades no serviço de enfermagem


13.12.2016

Presidente do Coren Acre entregando relatório de adequação ao serviço de enfermagem.

Em recente visita às unidades de saúde no estado do Acre, a Força de Fiscalização Nacional do Conselho Federal de Enfermagem identificou diversas irregularidades e falhas no atendimento, na higienização de material, estrutura física das instituições e também em cargas horárias excessivas dos profissionais de enfermagem.

Em cumprimento ao que foi constatado pela fiscalização, a gerência de enfermagem da UPA da Sobral Franco Silva juntamente com o núcleo de educação permanente, implementaram na unidade o Protocolo Operacional Padrão, tornando-se assim, a primeira unidade do estado do Acre a ter a certificação de conformidade na Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Segundo o gerente de enfermagem da Upa da Sobral, o enfermeiro André Ramos, o cumprimento da sistematização gera uma autonomia aos profissionais, pois, “o enfermeiro passa a ser o centro do cuidado, ele passa a prescrever cuidados de acordo com o diagnóstico de enfermagem por ele levantado”.

Desta forma ele acredita que está valorizando o profissional de enfermagem visto que a ação educativa/administrativa que está sendo desenvolvida foi criada e aprovada por toda a equipe.

“Assim, não houve resistência por parte dos profissionais pois, a forma de abordagem não foi de obrigatoriedade e sim da educação continuada, ressaltamos a importância dessa atividade com o reflexo que vamos ter na ponta, na assistência, enfatizando apenas o cumprimento das resoluções do Conselho Federal de Enfermagem”, complementou o gerente de enfermagem.

De forma prática, a implementação, padronização e rotina do atendimento permite ao profissional um acompanhamento da situação do paciente desde a sua entrada até o momento da alta hospitalar. Com isso, houve um avanço na melhoria da Sistematização da Assistência de Enfermagem, na satisfação dos usuários e na diminuição dos riscos de erros de medicação. “Estamos num processo de melhoria contínua no atendimento”, conclui o enfermeiro.

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