Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermeiros de todo o estado participam de Capacitação para a Sistematização da Assistência de Enfermagem


21.09.2016

img_5312Aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro a capacitação sobre a Sistematização de Atendimento em Saúde, a parceria firmada entre o Conselho Regional de Enfermagem do Acre e Sintesac, teve como objetivo informar sobre a uniformização das ações privativas do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de Enfermagem.

O treinamento contou com a presença de 50 enfermeiros de todo o Estado, em especial os gerentes em saúde e seus apoiadores. A ideia é aperfeiçoar a qualidade da assistência, principalmente em hospitais, para padronizar o atendimento, com a implantação de um modelo único e com isso, melhorar a assistência e reduzir as falhas.

Segundo Pablo José, presidente do Coren Acre, essa capacitação veio em uma ocasião muito importante, pois, “isso é uma realidade constatada em todo o país. As instituições não apoiam o processo de autonomia para o profissional de enfermagem. Mas se isso for corrigido, pode ser reduzido o tempo de internação do paciente”.

A sistematização é um modelo inovador que está sendo implantado por exigência do Conselho Federal de Enfermagem, o Cofen, para os atendimentos em saúde, que leva em conta a análise criteriosa do paciente, avaliação holística para observar se não há falhas e também o acompanhamento de quem está internado, verificando se está em evolução ou mesmo se houve negativa de assistência terapêutica

Para o sindicalista José Adailton, é um momento único, onde os enfermeiros ao retornarem aos seus locais de trabalho estarão em melhores condições de atender e também vão ser multiplicadores. “Mas o intuito é que, com o tempo, possamos estender o curso aos demais municípios, com as aulas sendo ministradas nas próprias cidades”, completou.

O enfermeiro Rosiclei Sousa, instrutor do curso, revelou que o propósito é a capacitação de toda a equipe de enfermagem para a sistematização do atendimento. “É um instrumento de trabalho que deve ser usado pelo enfermeiro na assistência e visa administrativamente direcionar as atividades que são prestadas aos usuários pela equipe de enfermagem”, comentou.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem é um conteúdo que já faz parte da formação profissional do enfermeiro, mas que em alguns momentos deixam de ser utilizados. “Pretendemos mostrar a importância e a influência que isso tem na qualidade da assistência que é prestada e para eles implantarem isso em suas unidades de atendimento”, finalizou Rosiclei.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Acre

Rua Floriano Peixoto, 1101 - Centro, Rio Branco - AC, 69900-327

068 3224-6697


Horário de atendimento ao público

Seg à Quin 08h às 17h e na Sexta 08h às 13h