II Efis Norte ressalta importância do trabalho da fiscalização nos Conselhos de Enfermagem
O II Encontro de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem da Região Norte chegou ao fim nesta quinta-feira (6/7), após três dias destinados ao aprimoramento de diretrizes e estratégias para a fiscalização. Fiscais, diretores, conselheiros e coordenadores, além de participantes que assistiram pelo CofenPlay, acompanharam uma extensa programação que discutiu medidas para expandir as ações, incentivar a cooperação entre os regionais e planejar atividades de fiscalizações eficazes com o objetivo de combater a prática ilegal e irregular da Enfermagem.
O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC), com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na cidade de Rio Branco. Durante o Encontro, ocorreram diversas palestras e mesas redondas.
Em sua fala de encerramento, o presidente do Coren-AC, João Batista Lima, ressaltou que a importância do trabalho dos enfermeiros fiscais do Sistema Cofen/Corens para defender a assistência de Enfermagem ofertada à sociedade, garantir suporte aos profissionais e evidenciar o protagonismo da profissão. “Agradeço a participação de cada um. Esse momento foi essencial para trocarmos ideias e experiências sobre a atuação de umas das atividades finalísticas dos Conselhos de Enfermagem”, frisou.
Emocionada, a coordenadora de fiscalização do Coren-AC, Ravena Ferreira, salientou que o encontro foi um momento rico, de aprimoramento e capacitação. “Foram dias de muito aprendizado que nos trouxe a discussão de temáticas importantes e que estão no nosso dia a dia. O Coren Acre está de portas abertas para a realização de eventos como este. Muito obrigada pela participação de todos, fizemos tudo com muito amor e carinho ”, disse.
O presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri, ressaltou os diversos desafios enfrentados pelas equipes de fiscalização e destacou a importância de estender a fiscalização a todas as regiões, a fim de oferecer respostas efetivas para a enfermagem. “É necessário tornar esse evento uma realização anual, pois os estados amazônicos possuem especificidades que justificam a realização do encontro para discutir a fiscalização dos Conselhos de Enfermagem da Região Norte”, pontuou.
Capacitação – No último dia do Efis, a tarde começou com a apresentação de Eduardo Fernando, coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência (Conue) do Cofen, que abordou a capacitação em urgência e emergência voltada para as regiões ribeirinhas, incluindo ambulâncias/ambulanchas. Ele destacou a importância da urgência e emergência nas regiões ribeirinhas para garantir uma resposta eficiente e adequada diante de situações críticas de saúde nesses locais. Ele ressaltou os desafios únicos encontrados nessas áreas, como o acesso limitado aos serviços de saúde e a dificuldade de deslocamento rápido devido à geografia e infraestrutura local.
O palestrante, concluiu, destacando que com o intuito de regulamentar a assistência de Enfermagem e aumentar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes graves, foram criadas pelo Conue e aprovadas pelo plenário do Cofen onze resoluções que normatizam a assistência da profissão no âmbito da urgência e emergência. “Entre elas, destaco a Resolução 655/2020, além da recente e histórica Resolução 688/2022, que reconhece a modalidade de Suporte Intermediário de Vida no país, incorporando as prerrogativas e competências do enfermeiro junto ao técnico de Enfermagem no atendimento pré-hospitalar”, completou.
No encerramento, Eduardo Fernando demonstrou na prática, utilizando uma ambulância de suporte básico de vida, como a fiscalização nos Serviços de Atendimento Móvel deve ser realizada e quais aspectos devem ser observados pelos fiscais.
Fonte: Coren-AC
Veja Mais
- 17/10/2023 00:01
EDITAL ELEITORAL Nº 3 - 27/09/2023 11:13
I Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC) - 02/08/2023 17:44
AVISO DE LICITAÇÃO - 26/07/2023 09:42
25º CBCENF abre inscrição de cursos e oficinas - 25/07/2023 08:48
COREN ACRE RECEBE ENFERMEIROS DA ATENÇAO BÁSICA DE RIO BRANCO E PROMOTOR DA SAÚDE