Abertura do II Efis destaca os avanços e desafios da fiscalização pós-pandemia
Na abertura do II Encontro de Fiscalização da Região Norte (Efis Norte), o presidente do Coren-AC, João lima, o presidente do Coren-AM, Sandro André, a presidente do Coren-AP, Emilia Pimentel, o chefe do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional do Coren-RO, Juan Irineu, a coordenadora de fiscalização do Coren-TO, Luciana Ferreira, a coordenadora de fiscalizacao do Coren-RR, Francisca Iranir e a coordenadora do Coren-PA, Adria Brito, comandaram a mesa redonda “Avanços e desafios da fiscalização pós-pandemia: uma análise sob a óptica da gestão”. Durante o evento, os participantes apreciaram a atração cultural do grupo Malucos da Roça, que apresentaram uma dança de quadrilha.
As lideranças destacaram as ações e a realidade da atuação fiscalizatória nos anos de 2020 e 2021. Com visitas in loco e levantamentos situacionais, os fiscais trabalharam para garantir a segurança dos profissionais e da população assistida, documentando situações como ausência de equipamentos de proteção individuais (EPIs), afastamentos por covid e fluxo de trabalho. O trabalho foi fundamental para gerar os dados consolidados pelo Cofen no Observatório da Enfermagem e subsidiou a mobilização dos Conselhos de Enfermagem juntos aos órgãos de Saúde e à Justiça para garantir condições mínimas de assistência.

O presidente do Coren-AC, João Lima, deu as boas-vindas aos participantes e relembrou a trajetória da cidade de Rio branco.
João Lima deu as boas-vindas aos participantes e relembrou a trajetória da cidade de Rio branco. Ele destacou que a pandemia trouxe desafios sem precedentes para a área da saúde em todo o mundo. “Nesse contexto, os Conselhos Regionais de Enfermagem exerceram um papel fundamental na fiscalização e regulamentação da prática de enfermagem, garantindo a qualidade e segurança na assistência prestada à população”, frisou.
Representando o Cofen, a conselheira federal Helga Regina Bresciani, ressaltou a importância da atuação da fiscalização dos Conselhos de Enfermagem. “Este evento nos permitirá mostrar para o resto do Brasil como é a fiscalização na região norte. É necessário unir forças para atuarmos com excelência e permitir a oferta de uma assistência de saúde efetiva à sociedade”, frisou.
Segundo dados da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP) do Cofen, nos anos de 2020 e 2021, os conselhos receberam 7.590 denúncias e 28.265 instituições de saúde foram inspecionadas. No total, mais de 2,5 milhões de profissionais foram alcançados pelo trabalho dos fiscais.
A programação do primeiro dia foi encerrada com a palestra “Interface jurídico e fiscalização: Relato de experiência”, apresentada pelo procurador do Coren-RO, Gabriel Bongiollo e a enfermeira fiscal Marisa Miranda. A enfermeira fiscal, Lillian Sampaio, foi moderadora da mesa.
II Efis Norte – O evento é realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC) com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na cidade de Rio Branco e reúne até a quinta-feira (6/7) fiscais, diretores, conselheiros e coordenadores de fiscalização para discutir diretrizes e estratégias para aprimorar a fiscalização. O encontro debaterá, ainda, medidas para expandir as ações, incentivar a cooperação entre os regionais e planejar atividades de fiscalizações eficazes com o objetivo de combater a prática ilegal e irregular da Enfermagem. Toda a programação será transmitida pelo CofenPlay.
Confira mais fotos da abertura AQUI.
Fonte: Coren-AC
Veja Mais
- 17/10/2023 00:01
EDITAL ELEITORAL Nº 3 - 27/09/2023 11:13
I Encontro de Responsáveis Técnicos de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC) - 02/08/2023 17:44
AVISO DE LICITAÇÃO - 26/07/2023 09:42
25º CBCENF abre inscrição de cursos e oficinas - 25/07/2023 08:48
COREN ACRE RECEBE ENFERMEIROS DA ATENÇAO BÁSICA DE RIO BRANCO E PROMOTOR DA SAÚDE